segunda-feira, 5 de outubro de 2009

CURSO DE COMUNICAÇÃO PARA POLICIAIS


POLÍCIA PAULISTA EM BUSCA DE APRIMORAMENTO


Policiais Civis participam de curso de comunicação na Polícia Federal

A Imprensa, em geral, exerce papel importante na formação de opinião e, portanto tem função social de alto significado. O jornal, o rádio, a TV e a internet, pela natureza da produção que geram – a notícia, a análise, o comentário e a crítica – merecem respeito e atenção de todas as instituições públicas e privadas.

A Polícia Civil de São Paulo, consciente da sua atribuição de polícia judiciária e atenta às varias formas de relações com os meios de comunicações, participou nos dias 23 e 24 de setembro, de um curso/palestra sobre “Comunicação Social” e seu relacionamento com a Imprensa. O evento foi realizado no auditório da sede da Polícia Federal, localizada no bairro da Lapa, zona oeste da capital.

Numa iniciativa da Delegacia Geral de Polícia (DGP) em parceria com a Polícia Federal em São Paulo, o curso mostrou o funcionamento e a estrutura da Comunicação Social na PF e abordou técnicas e experiências no tratamento com a imprensa escrita, televisiva e eletrônica envolvendo fatos policiais relevantes e corriqueiros. Procurou mostrar que jornalistas e policiais devem ser colaboradores, e não adversários e que o direito à informação é uma conquista democrática em benefício do interesse comum.

O curso foi ministrado pelo escrivão de polícia federal e chefe da divisão de comunicação social, José Gomes Monteiro Neto, que fez explanações importantes sobre casos e operações policiais que contribuíram para ampliar os horizontes da comunicação social e o convívio com a imprensa, além de fornecer esclarecimentos pertinentes a conceitos e condutas no trato com os profissionais da notícia.
Entre os participantes do evento, o curso foi muito positivo. Para o delegado de polícia assistente do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), Edison Remigio de Santi, o evento foi muito importante e a participação da Polícia Civil mostra a sua grandeza e a sua preocupação em aperfeiçoar cada vez mais os meios de comunicação internos. A mesma opinião foi compartilhada pelo delegado de polícia do Departamento de Inteligência da Polícia Civil, George Melão: “O encontro foi muito bom, muito marcante e explorou muitos conceitos na área de comunicação social”, disse, elogiando a iniciativa da Delegacia Geral.


Outra participante do curso, Tatiana Grutila, delegada assistente da Divisão de Prevenção e Educação (DIPE) do Departamento de Narcóticos, afirmou que o curso foi enriquecedor e atende a nova filosofia de trabalho do Delegado Geral de Polícia.
O encerramento do curso foi marcado pela troca de “mimos” entre as duas polícias, com menção e homenagem ao delegado assistente da comunicação social da DGP/DGPAD, Rui Baracat Guimaraes Pereira, que se empenhou para a realização do evento e contou com a presença do delegado geral de polícia, Domingos Paulo Neto, que prontamente agradeceu a acolhida da Polícia Federal em São Paulo e, em especial ao seu superintendente regional, Leandro Daiello Coimbra.

O delegado geral afirmou que: ”Quando iniciei esta série de reuniões pelo interior do Estado, eu não imaginava que fosse repercutir de forma tão positiva esta nossa solicitação de união, de elevarmos a imagem da nossa instituição. E, fazendo isto, estamos elevando também, a imagem da Polícia Judiciária Brasileira”, e concluiu dizendo que a Polícia Federal é uma referência para todos os policiais e aproveitou a oportunidade para expressar os seus agradecimentos a todos os policiais civis presentes.
Por Wilson Elias

DGP - Assessoria - Fonte: www.policiacivil.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratos por seu comentário.